Politica

Idosos agora podem renovar CNH gratuitamente, segundo nova Lei!

Dentro do mundo automobilístico, uma nova medida pode significar um grande alívio financeiro para os idosos residentes no Amazonas. Agora, graças à uma lei que entrou em vigor recentemente, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá ser feita de forma gratuita.

Lei Complementar trouxe essa novidade

A Lei Complementar n. 256, efetiva desde 18 de dezembro de 2023, é a responsável por essa inovação que beneficiará justamente um grupo que enfrenta períodos mais curtos para renovação do documento. Assim, a isenção das taxas de renovação será válida para todos os cidadãos que têm mais de 70 anos de idade.

Como será o processo de isenção?
Apesar da isenção das taxas para a renovação da CNH, é importante lembrar que os valores referentes aos exames de aptidão física e mental, exame toxicológico e avaliação psicológica não estão inclusos. Para solicitar o benefício, os idosos devem agendar um atendimento através do site oficial do Detran Amazonas ou, se preferirem, podem comparecer na Gerência de Habilitação, que realiza o atendimento de grupos prioritários.

Validade da CNH em 2024

Com a recente atualização das regras para a validade da CNH, surgem dúvidas quanto ao tempo de renovação do documento. Para eliminar essas dúvidas, esclarecemos que em 2024 a validade da CNH será de 10 anos para motoristas de até 40 anos, 5 anos para motoristas entre 50 e 69 anos e 3 anos para motoristas acima de 70 anos. Já a CNH provisória valerá por 1 ano.

Essa nova medida certamente trará alívio e mais comodidade para os idosos da região, que poderão realizar o processo de renovação de forma mais acessível e eficiente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo